Foto: Wagner Romano / TV Metropolitana
A deputada estadual Professora Bebel (PT) se disse muito triste com o incêndio que consumiu boa parte do Mercado Municipal de Piracicaba, tradicional centro de compras da cidade que completou 137 anos no último dia cinco. Em suas redes sociais, a parlamentar cobrou apuração das causas dessa tragédia, assim como criticou a falta de cuidado com o patrimônio histórico da cidade, colocou seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à disposição para contribuir, assim como cobrou uma rápida ação dos poderes constituídos a fim de o Mercado Municipal seja recuperado o mais breve possível e reabra a público, gerando trabalho e renda para seus permissionários e para que volte a ser um importante centro de compras.
O incêndio no Mercado Municipal de Piracicaba, localizado no Centro da cidade, ocorreu na madrugada desta quarta-feira, dia 23 de julho, com pelo menos vinte boxes tendo sido atingidos pelas chamas, inclusive parte do teto desabou com o fogo. O fogo foi controlado logo após pelo Corpo de Bombeiros, mas chegou a consumir pelo menos 25 por cento do prédio.
Histórico e tradicional ponto de compras e encontros, o Mercado Municipal de Piracicaba foi inaugurado em 1888, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade, contêm cerca 150 lojistas permissionários, e com o incêndio não há previsão de ser reaberto ao público em curto espaço de tempo.
Para a deputada estadual Professora Bebel, é preciso ter um cuidado especial com o patrimônio cultural e histórico, para evitar tragédias como esta, que felizmente não teve nenhuma vítima, mas que entristeceu e abalou toda cidade. A nota postada pela Professora Bebel em suas redes sociais é a seguinte: “Muito triste com o incêndio que consumiu o Mercado Municipal de Piracicaba, tradicional centro de compras da cidade que completou 137 anos em 2025. É fundamental que se apurem as causas dessa tragédia e que a Prefeitura empenhe esforços para sua reconstrução. O patrimônio histórico da cidade está, há muito, em xeque. O avanço ostensivo da especulação imobiliária sobre a antiga fábrica Boyes e o risco de emparedamento do rio Piracicaba, importante marco ambiental e cultural da cidade, mostram que o descaso e a busca desmedida por lucro só trazem prejuízos ao povo piracicabano.
Diante deste triste episódio, me solidarizo com os permissionários e seus funcionários e coloco meu mandato popular na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à disposição para contribuir no que for necessário, assim como chamo a responsabilidade dos poderes constituídos para que seja desenvolvida uma rápida ação para que o Mercado Municipal seja recuperado o mais breve possível e reabra a público, gerando trabalho e renda para seus permissionários e para que volte a ser um centro de compras pulsante da minha cidade de Piracicaba”.
Texto: Vanderlei Zampaulo / Jornalista
Publicado por Enzo Oliveira / TV Metropolitana