Foto: Polícia Civil
Um jovem de 26 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Americana, nesta quarta-feira (3), suspeito de aplicar o golpe do “benzimento” contra uma idosa de 74 anos e utilizar seus cartões para compras fraudulentas que ultrapassaram R$ 19 mil. A comparsa do suspeito, uma mulher de 44 anos, conseguiu fugir e segue foragida.
De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o casal teria abordado a vítima em Jundiaí (SP), sob o pretexto de realizar um ritual religioso, ocasião em que furtou R$ 400 em dinheiro e dois cartões bancários. No dia seguinte, os criminosos utilizaram os cartões para adquirir produtos de alto valor em uma loja de uma grande rede varejista, entre eles uma televisão de 65 polegadas, dois videogames PlayStation 5 e um iPhone 15.
Os investigadores monitoraram o veículo utilizado pelos suspeitos — um Hyundai HB20 prata alugado em nome de terceiros — e conseguiram interceptá-lo no centro de Americana. Segundo a polícia, no momento da abordagem, o homem tentou fugir a pé, resistiu à prisão e entrou em luta corporal com os policiais, mas acabou contido e algemado. Dentro do carro, foram encontrados produtos recém-adquiridos com os cartões da vítima.
A suspeita que acompanhava o preso conseguiu escapar levando outras mercadorias. Segundo funcionários da loja, ela estaria em posse de mais um PlayStation 5 e um iPhone. Um estoquista da empresa também foi abordado, mas foi constatado que não tinha envolvimento no golpe.
Durante diligências na residência do investigado, em Limeira, os agentes encontraram porções de maconha, balança de precisão e documentos ligados ao veículo usado no crime. O suspeito já havia sido identificado em outro boletim de ocorrência por estelionato semelhante, praticado em janeiro deste ano com um automóvel Honda Civic registrado em nome da companheira.
O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Investigações Criminais de Piracicaba. O homem permanece preso e responderá por estelionato contra idoso, furto e outros crimes correlatos. A Polícia Civil segue em busca da mulher que participou da ação.
Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana