Foto: Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que busca autorizar a concessão, mediante licitação, do "Complexo Professor Edmar José Kiehl", que engloba o Zoológico Municipal e o Paraíso das Crianças. O objetivo é permitir que a iniciativa privada administre os espaços por um prazo de 25 anos, prorrogável por mais 10, viabilizando investimentos nos locais.
O Projeto de Lei foi protocolado em 12 de novembro de 2025 e será analisado pelos vereadores. A concessão poderá ser onerosa (com pagamento ao município) ou não, dependendo do que for estabelecido no edital.
Na Exposição Justificativa enviada à Câmara, a administração municipal argumenta que a medida é essencial para a revitalização dos espaços públicos.
"Ressalta-se que há décadas o Zoológico Municipal não recebe investimentos, encontrando-se em situação deplorável, não obstante o custo alto de sua manutenção."
A concessão é apresentada como a forma de possibilitar "investimentos importantes e essenciais" que valorizem o complexo, fortaleçam o turismo e melhorem a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A proposta prevê salvaguardas importantes para garantir o acesso de estudantes e instituições sociais, mesmo com a concessão à iniciativa privada. O texto garante:
- Gratuidade de acesso aos alunos matriculados nas escolas públicas municipais.
- Acesso gratuito será nos dias de semana, em visitas pedagógicas guiadas pelas escolas.
Além disso, o projeto determina que a concessionária disponibilize ingressos gratuitos em quantidades fixadas em edital e contrato para distribuição a instituições sem fins lucrativos sediadas em Piracicaba.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana