Foto: Divulgação
Dia Municipal do Samba é comemorado neste dia 2 de dezembro.
A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, realiza nesta semana a entrega de homenagens a sambistas da cidade, em celebração ao Dia Municipal do Samba, instituído por meio da lei nº 10.316/2025, de sua autoria. As atividades ocorrerão nos dias 2, 6 e 7 de dezembro, em diferentes pontos de Piracicaba.
Serão entregues a Medalha de Mérito do Samba Zazá Brasileira, conforme o Decreto Legislativo nº 34, de 21 de novembro de 2019, e o Requerimento nº 1009/2025, de autoria da vereadora. Receberão a honraria os sambistas Sandra Rodrigues e Roberto dos Santos (Mestre Negativo).
O sambista Wagner José de Camargo Nicoletti (in memoriam) também será reconhecido com um Voto de Congratulações, por meio do Requerimento nº 1318/2025.
Durante a programação, será entregue ainda o título póstumo de “Piracicabanus Praeclarus” à madrinha Eunice (Deolinda Madre), piracicabana que fundou a primeira escola de samba da capital paulista, a Sociedade Recreativa Beneficente Escola de Samba Lavapés. A homenagem, instituída pelo Decreto Legislativo nº 52/2025, será recebida por Rose Marcondes, neta de Deolinda, falecida em 1995.
As homenagens acontecem em parceria com o projeto Samba Pira: Sons e Saberes do Nosso Chão – Edição 2025, idealizado pelo sambista, artesão e produtor Juca Ferreira, e contam com apoio institucional do SESC Piracicaba e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura.
A sambista Catarina Martins Teixeira, o grupo Samba no Largo e o sambista Wilson Luiz Bortolazzo também serão homenageados pela vereadora Silvia com a Medalha de Mérito do Samba Zazá Brasileira, em datas ainda a serem divulgadas neste mês.
De acordo com a vereadora Silvia, o Dia Municipal do Samba em Piracicaba também celebra o Dia Nacional do Samba, comemorado todo dia 2 de dezembro, “um dos ritmos musicais mais simbólicos do Brasil, presente de norte a sul do país em diversas variações”.
“O samba é parte viva da história de Piracicaba. Essa data nos permite reconhecer quem mantém essa tradição pulsando na cidade, muitas vezes de forma voluntária, com amor e resistência. Celebrar esses artistas é fortalecer nossa identidade cultural e garantir que essas histórias continuem sendo contadas”, afirmou.
Confira a programação gratuita abaixo:
02/12 – Terça-feira
Local: MISP – Engenho Central
● 19h – Cine Samba com o documentário Lavapés: Ancestralidade e Permanência
● 20h – Entrega da homenagem do Dia Municipal do Samba – homenagem póstuma ao sambista Wagninho
● 20h30 – Música ao vivo na área externa
06/12 – Sábado, às 16h30
Local: SESC Piracicaba – Comedoria
● Roda de conversa “Madrinha Eunice: de Piracicaba às Ruas da Liberdade”
● Participantes: Rose Marcondes (sambista e neta de Madrinha Eunice), Lyllian Bragança (sambista e pesquisadora), Juca Ferreira (mediador), Antonio Filogenio Jr. (filósofo, doutor e batuqueiro) e Léo Garcia (músico violonista)
07/12 – Domingo
Local: Casa do Povoador
● 9h30 – Abertura do evento
● 10h – Roda de Samba com Juca Ferreira e Banda + convidados
● 11h30 – Entrega das homenagens:
– Medalha Zazá Brasileira: Sandra Rodrigues e Mestre Negativo
– Título Piracicabanus Praeclarus à Madrinha Eunice, recebido por Rose Marcondes
● 12h – Roda de Samba com Juca Ferreira e Banda
● 13h – Encerramento
Texto: Da Redação
Publicado por Enzo Oliveira/Grupo Metropolitana