O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de "perigo potencial" para tempestades em Piracicaba e em mais 20 cidades da região. Já a Defesa emitiu um Alerta Severo.
O aviso, válido para este domingo (28), alerta para a possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia, além de ventos intensos, com rajadas que podem atingir os 60 km/h, e queda de granizo em pontos isolados.
A mudança no tempo ocorre após um período de calor intenso, elevando os riscos de instabilidades atmosféricas. Segundo o órgão, embora o nível de severidade seja o primeiro da escala (amarelo), existe risco — ainda que baixo — de corte de energia elétrica, queda de árvores, estragos em plantações e pontos de alagamento em áreas urbanas.
O monitoramento do Inmet aponta que a faixa de instabilidade atinge diretamente o aglomerado urbano de Piracicaba. Entre os municípios listados no alerta estão:
- Piracicaba, Limeira e Rio Claro
- Águas de São Pedro e São Pedro
- Capivari, Rafard e Rio das Pedras
- Santa Gertrudes, Iracemápolis e Charqueada
- Brotas, Torrinha e Itirapina
- Sumaré também entrou no alerta
O Inmet utiliza três níveis de alerta para fenômenos meteorológicos: o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo). O aviso atual para a região de Piracicaba se enquadra no primeiro nível, indicando uma situação de monitoramento para a população e órgãos de segurança.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Além disso, é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a tempestade.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana